O que você está procurando na
    região do Vale do Ribeira?

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

Obrigado! Sua solicitação foi entregue com sucesso!

Oops! Algo deu errado no envio da solicitação...

anuncie
anuncie2
recomendados
Vale

templarios-bar

SJ

empregos

fenix

anuncie3

pescados

INFORMATIVO

Gostaria de Receber?

** Cupom Desconto **
*** Promoções ***
*** Novidades ***

do Guia Vale do Ribeira em seu e-mail?

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

NOTÍCIAS | Vale do Ribeira SP
Vale do Ribeira abriga a maior porção da Mata Atlântica do Brasil
 
foto Notícia Ilha Comprida
 
11/02/2019 - O Parque PETAR possui mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, abriga comunidades tradicionais e quilombolas.

Criado por um decreto em 1958, o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é o local que abriga a maior porção de Mata Atlântica no Brasil. O Parque é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade, por ser uma das unidades de conservação mais importante do mundo.

Localizado no sul do estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, o PETAR é um dos mais importantes refúgios da vida selvagem da região sudeste do Estado, sendo um dos mais significativos corredores ecológicos que conecta os mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.

O Parque possui mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, abriga comunidades tradicionais e quilombolas. No local também é possível encontrar uma grande diversidade de aves, mamíferos de grande porte, além de córregos e rios com águas cristalinas.

O PETAR faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, composto ainda pelo Parque Estadual Intervales, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, Estação Ecológica Xitué e Área de Proteção Ambiental Estadual da Serra do Mar.

O Parque Estadual Carlos Botelho possui três trilhas que podem ser monitoradas, sendo as duas principais localizadas nas proximidades da sede, em São Miguel Arcanjo. Ao percorrê-las é importante que se faça silêncio, aumentando as chances de observar vários animais.

Trilha do Rio Taquaral – Implantada no início de 1985, a trilha tem uma extensão de 4 km, sendo a maioria dos seus visitantes formada por estudantes, que podem fazer o percurso seguindo as indicações das placas. Em seu percurso podem ser observados vários estágios de mata, começando pelos campos, passando pela mata secundária (em processo de regeneração após supressão) e chegando à mata nativa.

Durante a caminhada, vários animais podem ser observados, bem como a diversidade da flora, com suas árvores, bromélias, orquídeas. O início da trilha é no Posto de Fiscalização da Polícia Florestal e termina às margens do Rio Taquaral.

Trilha da Represa – É a trilha que está melhor estruturada para receber escolares e grupos, pois estar bem sinalizada. Por ser uma trilha interpretativa, recomenda-se a visitação com a supervisão de monitores durante o percurso. Caminhos tortuosos, riachos e muito verde dão formam o cenário onde se pode desvendar a riqueza da Mata Atlântica. Aqui, o visitante pode apreciar também trechos de mata em diversos estágios, conhecer um projeto de pesquisa com araucárias e se encantar com as pegadas deixadas por antas, gato-do-mato, cachorro vinagre e outros animais nas margens do açude.

Trilha da Figueira – Localizada no Núcleo Sete Barras, a Trilha da Figueira, com extensão de 2 km, leva a uma figueira centenária, que desponta majestosamente na paisagem. São necessários vários homens para “abraçá-la”, fechando a circunferência em torno do tronco. Para percorrer essa trilha é necessário agendamento prévio junto ao Núcleo São Miguel Arcanjo.

No Núcleo Sete Barras, o parque também desenvolve atividades de ecoturismo com trilhas e atrativos naturais. A região do seu entorno é voltada para agricultura (banana). O PECB possui áreas para piqueniques, quiosques, Centros de Visitantes e um Centro de Exposição Temático, com imagens das trilhas do parque, árvores para recados.

Existem cavernas que medem até 6 quilômetros de comprimento, como a Caverna Santana, cujas galerias formam um complicado labirinto. Também existem muitas cavernas que não podem ser visitadas, pelo risco que apresentam ao turista.

É obrigatório o uso de capacete e de lanterna. A experiência é uma viagem por um mundo silencioso, escuro e certamente inesquecível. É um lugar ideal para caminhadas e trekking, exploração de cavernas, espeleologia, boia – cross, camping e outras atividades ao ar livre.

BOIA-CROSS

Boia Cross no Rio Betari: Atividade aquática que nasceu nas cavernas do PETAR na década de 70. Com as câmaras amarradas, desce-se um trecho de 2 Km pelo Rio Betari (Nível 01). É necessário alguns equipamentos de segurança, como capacete e colete. Vindo ao PETAR não deixe de fazer o Nível 01, nas águas cristalinas do Rio Betari. Agora se quiser mais adrenalina, tem que fazer o Nível 02.

Duck no Rio Betari: Atividade que é feita sobre um bote inflável, onde é transporta até 2 pessoas. Com ele é possível “vencer” corredeiras mais fortes e grandes quedas d´agua. É feito no Rio Betari ou no Rio Ribeira de Iguape. Mas os rios precisam estar com um volume bom de água, para que eles não enrosquem nas pedras.

CAMPING

Os campings acabam sendo uma ótima opção para quem quer gastar pouco ou prefere se manter mais em contato com a natureza. No PETAR existem alguns campings, todos muito simples e com ambientes familiares.

CANYONING

Nada mais é que uma atividade de rapel em cachoeira. Alguns equipamentos são diferentes do rapel tradicional. As vezes é necessário utilizar um rapel guiado (outra corda) para desviar o praticante das fortes águas das cachoeiras. É uma atividade recompensada por muita adrenalina e no final sempre por um bom banho de cachoeira. No PETAR o cascading mais alto é de 48 metros de altura (Cascading Cachoeira Arapongas) e o mais praticado é o das Cachoeiras do Sem Fim, por ser pequeno (10 metros) e de fácil acesso.

ESCALADA

Em algumas cavernas é necessário utilizar técnicas de escaladas para vencer alguns obstáculos. A caverna preferida dos escaladores é a Caverna do Ouro Groso. Ela possui vários pontos que são necessários escalar para poder continuar a visitação.

Técnicas Verticais em Cavernas: É a soma de algumas técnicas ou atividades, como o rapel (utilizado para descer) e técnicas de Ascensão (subida). As ancoragens da corda, pontos onde prende-la, os tipos de equipamentos para serem usados nesse ambiente, são levados muito a sério para essa atividade. Desceu tem que subir. Como?! Para isso aprende as Técnicas Verticais.

ESPORTES RADICAIS

Local mais perfeito para a prática de esportes radicais como no PETAR, acredito que não exista. Opções não faltam.

Rapeis de mais de 250 metros de altura, dentro e fora de cavernas, tirolesas, boia cross, acqua ride, duck, bike, trekking, escaladas e mergulhos dentro de cavernas, cascading, canyonig, corrida de aventura e espeleo. São algumas das atividades que a região oferece.

Sabiam que o Boia Cross / Acqua Ride nasceu no PETAR?! Surgiu no início da década de 80. Com exploradores que utilizam câmaras de “pneus de fuscas ou caminhões” para levar seus equipamentos (câmera fotográfica, carbureto e roupa seca) para dentro das cavernas.

Até que um dia um grupo de amigos resolveu seguir as águas do Rio Betari, que passa pelo Núcleo de Santana, até o bairro. Bom, para que vir andando pelo rio?! Só deitar nas boias e deixar o rio levar.

A partir de então, todos que vinham ao PETAR queriam fazer o mesmo. Aí nasceu esse esporte. (Reconhecido pela Associação Brasileira de Esportes Aquáticos e pela Associação Brasileira de Acqua Ride – ABAR).

Algumas dessas atividades como rapel e o boia cross nível III encontram-se impossibilitadas de se praticar atualmente dentro das áreas do parque. Por isso havendo interesse, deve-se comunicar com antecedência a direção do PETAR para verificar a possibilidade.

De qualquer forma essas atividades devem ser feitas por pessoas experientes e acompanhas sempre por um monitor local.

Veja alguns dos esportes que são possíveis de se praticar no PETAR.

Espeleo: Com certeza a atividade mais praticada no PETAR. Quem estando aqui na região não entrou numa caverna?! Existe o Espeleo mais light, que é aquele que se faz ao entrar em toda caverna e existe o que é feito por quem está explorando novos “Salões” ou novas cavernas, esse é mais arriscado. É uma atividade que deve ser feita no mínimo por 03 pessoas e com muitas técnicas de escaladas, rapeis…

Tirolesa: Técnica utilizada também para vencer obstáculos, parecida com os rapeis. Com ela é possível passar de um lado ao outro dos “Salões” das cavernas ou cruzar os rios.

Corrida de Aventura: É esporte de competição que reúne um conjunto de atividades, como rapel, bóia cross, tirolesa, canoagem, bike, trekking e espeleo. O PETAR tem se destacado em nível nacional, sendo um local perfeito para a pratica desse esporte de competição.

EXPLORAÇÃO DE CAVERNAS

O Petar é caracterizado pela grande quantidade de cavernas que abriga, mais de 300. Algumas com salões gigantes, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de profundidade, “quebra-corpos”, escaladas e mergulhos. Cavernas “molhadas” e “secas”. Opções não faltam, para todos os gostos e níveis.

Aqui está a caverna com o maior pórtico do mundo, a Caverna Casa de Pedra e também a Caverna de Santana, a segunda maior do Estado de SP, com mais de 7 km de extensão e, considerada por muitos a oitava maravilha do planeta, por abrigar alguns salões com espeleotemas “divinos”.

Nem todas as cavernas são abertas à visitação e mesmo assim, as que são abertas possuem áreas de uso intensivo (qualquer visitante pode ir), uso extensivo (nem todos podem ir, somente com uma prévia autorização da direção do parque) e uso restrito (totalmente fechadas à visitação). Isso faz com que o número excessivo de visitas não degradem esse rico e frágil ambiente.

RAPEL

Rapel é uma atividade utilizada para se “vencer” obstáculos, seja uma ponte, paredão ou para se chegar ao fundo de uma caverna. No PETAR há rapeis dentro de cavernas, com mais de 240 metros de altura, comparado à um prédio de 80 andares de altura. Está temporariamente proibida a realização de rapeis dentro das cavernas do PETAR.

Rapel em Boca de Cavernas e Paredões: Com técnicas de descida, é praticado no PETAR alguns rapeis de até 250 de altura, em bocas de cavernas e em paredões de calcáreo. Sem dúvida é uma atividade que causa muita emoção ao praticante.

Na região há muitas opções.

TRILHAS, MIRANTES E OUTROS ATRATIVOS

Além das inúmeras cavernas e cachoeiras, existem no PETAR outros atrativos, como os “mirantes”, trilhas ecológicas, visita ao Centro Histórico da Cidade de Iporanga, artesanato em barro e a Casa do Artesão da Cidade de Apiaí, “Observação de OVNIs”, passeios de canoas no Rio Ribeira de Iguape e luais com fogueiras na beira do Rio Betari.

Não se contentou com tantas cavernas e cachoeiras? Escolha um desses atrativos e conheça mais sobre a rica cultura da região.

Alguns dos atrativos:

Mirante da Boa Vista: Avista-se todo o Vale do Rio Betari. No fundo estão algumas das principais cavernas e atrativos do parque. Lugar magnífico. O pôr ou nascer do sol é algo que provoca arrepios. Agora, observar a noite desse ponto da foto, faz você se sentir entre as estrelas, entre o céu.

Acesso de carro pela estrada Apiaí-Iporanga 20 min.

Outras informações:

O PETAR fica aberto à visitação de terça-feira à domingo, das 08 às 17h.

O ingresso custa R$15, 00 por pessoa, mas visitantes de até 12 anos ou com idade superior aos 60 anos não pagam e pessoas com deficiência também estão isentas da taxa. Estudantes que apresentarem documento pagam metade do valor.

O pagamento é realizado somente com dinheiro, não é aceito cheques, cartões de crédito ou débito ou qualquer outra forma de pagamento.

Para visitar as cavernas e na maior parte das atrações é obrigatório estar acompanhado pelo Monitor Ambiental Local.

É obrigatório estar vestindo calça, camiseta e calçar tênis, regatas, sandálias ou blusinhas não são permitidas.

A utilização de equipamentos de segurança também é obrigatória.
 
Autor/Fonte: Registro Diário
 
Voltar
COMPARTILHE PARA TODOS

iguape | areia | temporada | acesso | ilha | terreno | boi | eletrica | advogados | poste padrao | bertolino | turismo | automóveis | tatuagem | bar | ótica | encomenda | cananéia | registro | taxi | show | bolos | freezer | frango | sj | ar | internet | tatoo | ciagurt | amigo | quiosque | juquitiba | açougue | biritas | barco | terrenos | roupas | solecar | terra | guia | oficina | telefone | academia | casas | preços | poste | templarios | salao | emprego | |

DESTAQUES
profissionais
 
ciagurt
 
cupom
 
anuncie3
 
anuncie
 
classificados
 
Apoio
face
 
twitter
 
instagram
 
CUPOM DESCONTO
GUIA SHOP ONLINE
AVALIAÇÕES
BAIXAR APP
mais cidades online

Angra dos Reis-RJ | Aracaju-SE | Barra do Bugres-MT | Batatais-SP | Bebedouro-SP | BOA VISTA-RR | Campinas-SP | CAMPO GRANDE-MS | Campos Jordão-SP | Cerejeiras-RO | CURITIBA-PR | Duque de Caxias-RJ | Florianopólis-SC | Guarapuava-PR | Guariba-SP | Ijuí-RS | Ilha Comprida-SP | Itabirito-MG | Jaboticabal-SP | Lauro de Freitas-BA | Lebon Régis-SC | Londrina-PR | MACAPÁ-AP | Magé-RJ | MANAUS-AM | Matão-SP | Mirassol-SP | Monte Alto-SP | Nova Lima-MG | PALMAS-TO | Peruíbe-SP | Piracicaba-SP | Pirassununga-SP | Posse-GO | Praia Grande-SP | Ribeirão Preto-SP | Rio Claro-SP | Rio de Janeiro (Tijuca)-RJ | SALVADOR-BA | Santa Maria-RS | Santos Dumont-MG | São Bernardo Campo-SP | São Borja-RS | São João Paraíso-MG | São José Campos-SP | São José da Lapa-MG | São Paulo (Itaquera)-SP | São Paulo (Penha)-SP | São Paulo (Santo Amaro)-SP | São Pedro-SP | Sertãozinho-SP | Sete Lagoas-MG | Sobral-CE | Sorocaba-SP | Sumaré-SP | Tangará da Serra-MT | Tupã-SP | Uruguaiana-RS | Vale do Ribeira-SP | Varginha-MG | Vila Velha-ES | Vilhena-RO | Votuporanga-SP |

GUIA CIDADE ONLINE - FRANQUIA UNIDADE: Ilha Comprida-SP
COPYRIGHT© 2006 - GUIA CIDADE ONLINE - WWW.GUIACIDADEONLINE.COM.BR - ALL RIGHTS RESERVED
 DEVELOPED BY GWS ONLINE - WWW.GWSONLINE.COM.BR


Warning: include(google_analytics.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/guiavaledoribeira/www/rodape_icones.php on line 140

Warning: include(google_analytics.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /home/guiavaledoribeira/www/rodape_icones.php on line 140

Warning: include() [function.include]: Failed opening 'google_analytics.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/lib/php') in /home/guiavaledoribeira/www/rodape_icones.php on line 140